Conceitualmente, vinheta é uma mensagem publicitária elaborada para passar uma mensagem de curta duração, a fim de que a marca possa ser lembrada com facilidade. As vinhetas tiveram sua inspiração nosjingles de rádios, que tinham a missão de, em poucos segundos, criar uma conexão que fixasse uma melodia ou um slogan na memória da audiência.

O primeiro jingle foi veiculado em 1926, nos EUA, para uma marca cereal matinal chamada Wheaties, cujo slogan era “café da manhã dos campeões”. O auge desse jingle foi na década de 50, também nos EUA, durante o boom econômico. Esse tipo de propaganda era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, tabaco, bebidas alcoólicas, carros, produtos de higiene pessoal etc. Percebemos que, desde a sua concepção, as vinhetas são exploradas sob o aspecto de rapidez e eficiência na transmissão de uma mensagem.

 

Vinheta veiculada nos anos 50 época em que a publicidade começou a ganhar movimento

Atualmente existem mídias especializadas em veicular somente publicidade em formato de vinhetas, como os painéis de LED. Porém, o conteúdo dos reclames ainda está amadurecendo. O tempo de exposição nesse tipo de mídia é em torno de 10 segundos, parece ser um tempo curto, mas a maior vantagem de utilizar esses painéis está na quantidade de aparições diárias que a vinheta terá ao longo do dia. Por estar emconstante veiculação, um dos grandes benefícios é a variedade de público que essas mídias publicitárias alcançam, sem a necessidade de pensar em melhores horários para veiculação da mesma. Um painel de Ledque transmite vinhetas 18 horas por dia constitui um potencial de alcance imenso se comparado com qualquer outra mídia. Por permanecerem em constantes aparições, as vinhetas podem ser vistas por pedestres, motoristas e passageiros de transporte coletivo, ou seja, todo público que circula pela rua. E aí nos deparamos novamente com a questão do tempo, será que uma vinheta com mais de 10 segundos seria observada na íntegra se seu tempo fosse maior?

Os painéis de LED e Mídia Indoor chamam atenção nas cidades em que estão instalados, pelo fato de ser algo novo, com brilho, que emanam cores e movimentos aos consumidores. E aproveitando-se desse destaque que o painel de led e Mídia Indoor oferece é que as empresas devem efetuar seu planejamento de marketing. Como aproveitar ao máximo os longos 10 segundos em que sua marca estará em evidência? O que divulgar? Quais imagens ou frases surtirão maior efeito? Como não incorrer no erro de excesso de informação, que muitas vezes confunde quem está observando a vinheta?

Planejamento! Esta palavrinha responde as perguntas feitas, e é através dela que virão os resultados esperados pelo departamento de marketing. As campanhas de publicidade possuem inicio, meio e fim, e com esta concepção é possível extrair o máximo das vinhetas. Inicialmente é preciso apresentar-se ao público(vinheta institucional), onde serão divulgados basicamente os dados da empresa, tais como o telefone, seu site, seu slogan e endereço de site e mídias sociais. Nos meses seguintes é que entram as veiculações de produtos ou serviços (vinheta comercial), em que devem ser explorados “alguns” destaques de venda (lembre-se que são 10 segundos para gravar uma mensagem impactante, não há a possibilidade de expor um catálogo inteiro nesse espaço). E, por fim, a empresa deve aproveitar esse canal para criar relacionamento(vinhetas comemorativas), usando os painéis de LED ou Mídia Indoor para felicitar o público em datas importantes (Aniversário da cidade, Dia das Mães, Natal, Ano Novo, etc.).

 

Exemplo de Vinheta comunitária da Policia Militar de Minas Gerais – Anima Vinhetas

Não importa em que fase do planejamento sua empresa estará. O certo é que, ao pensar bem na confecção da vinheta e dispondo de um painel de LED ou Mídia Indor para difundir a sua marca, em aproximadamente 10 segundos sua empresa deverá ser percebida de outra forma na sua cidade.

A Anima Vinhetas possui equipe dedicada em construção de vinhetas e auxilia a por em prática a sua estratégia de divulgação.